Eles são materiais polímeros sintéticos que tem uma grande facilidade de flexibilidade e de adaptar-se em distintas formas e está presente por mais de um século no dia-a-dia de todos. Esse material tem ajudado o homem de várias maneiras mas engana-se quem pensa que o plástico é apenas um tipo.
Confira a baixo a lista com os seis tipos de plásticos existentes:
PET
(tereftalato de polietileno)
É um dos materiais mais conhecidos, utilizados e reciclados atualmente. Exemplos de PET: garrafas de água, garrafas de refrigerantes, produtos de limpeza.
PEAD
(polietileno de alta densidade)
Plástico que se destaca também por ser facilmente reciclado.
Exemplos de PEAD: garrafas de suco, frascos de shampoo, caixas de leite de plástico.
PVC
(policloreto de vinila)
É o mais rígido, transparente, resistente a temperatura e o menos aceito nos centros de reciclagem. Exemplos de PVC: mangueiras de uso doméstico, alguns calçados, equipamentos médico-cirúrgicos.
PEBD
(polietileno de baixa densidade)
Resistente a baixas temperaturas é facilmente encontrado em sacos de alimentos congelados. Exemplos de PEBD: embalagens de alimentos, sacos de lixo, lonas agrícolas, rótulos de brinquedos.
PP
(polipropileno)
Forte, resistente, consegue conservar o aroma e é bastante utilizado em indústrias automobilísticas. Exemplos de PP: canudos de plástico, potes, fraudas, carcaças de baterias automotivas.
PS
(poliestireno)
Excelente resistência, muito mais difícil de quebrar do que os outros materiais. Exemplos de PS: talheres de plásticos, embalagens de proteção de produtos eletrônicos.
[Veja outras postagens]